CHAPA CIMENTÍCIA
A Chapa Cimentícia DECORLIT é a pioneira com tecnologia de impermeabilização e prensagem fabricada no Brasil – produto desenvolvido com tecnologia CRFS (celulose reforçada com fibras sintéticas) e utilizado em sistemas construtivos sustentáveis e modulares, como steel frame e wood frame. Como resultado, a chapa cimentícia pode ser usada também em ambientes externos ou úmidos e o fato dela ser prensada melhora o acabamento das paredes, assim como minimiza o surgimento de patologias na fixação do material.
A DECORLIT foi a primeira empresa brasileira a desenvolver e fabricar as Chapas Cimentícias com a tecnologia CRFS, sem utilização de amianto, na década de 1990. Assim, esta tecnologia foi um marco no país, visto que, na época, os produtos fabricados com fibrocimento utilizavam o reforço mineral em sua matriz cimentícia enquanto os produtos com reforços de fibras sintéticas traziam inovação e sustentabilidade às chapas cimentícias.
Outro ponto, é que com grande variedade de medidas e espessuras, a Chapa Cimentícia atende a diferentes especificações técnicas de projetos da engenharia moderna, além de permitirem seu uso ”in natura” ou com diversos tipos de tratamentos de juntas ou superficiais disponíveis no mercado.
Vantagens da Chapa Cimentícia
- A Chapa Cimentícia é um Produto impermeabilizado e prensado.
- Economia de até 70% no cronograma da obra, gerando ganho financeiro.
- Elevada durabilidade e resistência mecânica.
- Versatilidade no design e na instalação.
- Seis vezes mais leve que o sistema de alvenaria convencional.
- Chapas incombustíveis, resistentes a impactos e à umidade.
- Alta resistência ao fogo e umidade.
- Secagem por processo de autoclavagem garante estabilidade dimensional às chapas
- Construção racionalizada e seca, com geração de resíduo baixíssima e sem utilização de água no canteiro de obras.
Aplicações da Chapa Cimentícia
Destinadas à construção civil, principalmente para o segmento de sistemas construtivos sustentáveis e modulares, as Chapas Cimentícias DECORLIT destacam-se por sua funcionalidade. Da mesma forma, oferecem resistência mecânica, resistência à água e umidade, resistência ao fogo e versatilidade. Assim, oferecem ao profissional do segmento maior liberdade para construir revestimentos externos, internos, paredes, fachadas, mezaninos, lajes secas e pisos. Inegavelmente, foram desenvolvidas para garantir um excelente acabamento final tanto em paredes e fachadas externas e internas.
Montagem
Recomendações de Montagem
- JUNTAS DE DILATAÇÃO: espaçamento mínimo recomendado entre as chapas: 3mm.
- ALINHAMENTO DOS PARAFUSOS NAS JUNTAS: Os parafusos podem ser fixados seguindo um mesmo alinhamento horizontal ou desalinhados.
- ESPAÇAMENTO ENTRE OS PARAFUSOS: Recomendado 200mm. Nos montantes centrais, pode-se utilizar um espaçamento de até 400mm.
- ESPAÇAMENTO PARA CANTOS E BORDAS: Para fixação dos parafusos nos cantos das chapas, evite formar um ângulo de 45°. Para isso utilize espaçamentos diferentes: 30 e 72mm, com 15mm de margem.
- SENTIDO DE FECHAMENTO DAS CHAPAS: As chapas cimentícias autoclavadas podem ser aplicadas no sentido horizontal ou vertical.
- FIXAÇÃO CORRETA DE PORTAS E JANELAS: observar a orientação e sentido da fixação.
- PARAFUSO PONTA BROCA COM ALETAS 4,2 X 32MM: Parafuso ponta broca com cabeça autoescariante, utilizado para fixação das chapas cimentícias em perfis LSF.
- PARAFUSO PONTA AGULHA 4,2 X 32MM: Parafuso de ponta agulha com rosca dupla e cabeça autoescariante, utilizado para fixação das chapas cimentícias em painéis OSB e perfis de Light Wood Frame.
- Confira também a forma de fixação no Youtube.
As informações técnicas e completas estão disponíveis em nosso Manual Técnico das Chapas Cimentícias.
A especificação do projeto e dos materiais adequados deve ser feita por profissionais especializados.
ABNT NBR 15498 Chapas cimentícias reforçadas com fios, fibras, filamentos ou telas.
Nossa Galeria
Conteúdo Técnico
Ainda tem dúvidas sobre a Chapa Cimentícia?
Confira algumas perguntas e respostas frequentes e esclareça todas as suas dúvidas.
É um material de construção produzido com cimento, celulose e fibras sintéticas, utilizado para fechamento de obras em Light Steel Frame, Wood Frame e construções modulares offsite. Também vem sendo muito utilizada na decoração de interiores, acabamentos e aplicações arquitetônicas.
Sim, as placas cimentícias são resistentes à água e umidade e podem ser utilizadas tanto em áreas internas quanto externas, como paredes, fachadas, platibandas, divisórias, mezaninos e forros.
Sim. Recomendamos as placas de 10mm de espessura para projetos de fachadas. Para uma estabilidade dimensional e resistência ainda maiores, indicamos as nossas Chapas Autoclavadas.
O Drywall é composto basicamente por gesso e papel cartão. Já as placas cimentícias por cimento, celulose e fibras sintéticas. A escolha e aplicação depende das necessidades específicas de cada projeto. As placas cimentícias oferecem robustez, resistência à intempéries e durabilidade, sendo ideais para aplicações internas e externas.