Desde o século XIX a construção modular, importante e revolucionário método de construção, vem transformando o mundo da construção civil.
Por trás deste sistema de construção existiram marcos históricos e ações que contribuíram para que o modelo se consolidasse no mercado. De origem europeia, o sistema modular avançou para os Estados Unidos, Austrália, Suécia e Japão, e nos últimos anos tem conquistado cada vez mais notoriedade e espaço também no Brasil.
Entretanto, alguns movimentos pontuais ao longo dessa jornada, que tiveram início no século XIX, foram fundamentais para a revolução do método e transformaram a indústria da construção civil em todos os sentidos. Para envolver você, leitor, nessa trajetória, listamos 4 marcos históricos que permearam esse sistema construtivo: Confira:
1837 • LONDRES • A Cabana Portátil de Manning
O carpinteiro Henry John Manning elaborou um projeto apelidado de “Manning Portable Cottage”, que consistia na construção de uma casa de campo confortável e fácil de transportar e serviria para o seu filho emigrante na Austrália. A pequena casa foi desenvolvida através de um sistema pré-fabricado de treliças, ripas de madeira e painéis. Uma das características mais importantes deste projeto era o baixo peso dos seus componentes, o que permitia o transporte sem recorrer a grandes meios ou infraestruturas de transporte. Devido ao sucesso, Henry precisou desenvolver vários modelos para atender à escassez de habitações nas colônias britânicas da época.
1851 • LONDRES • O Palácio de Cristal
Apesar da metodologia adotada para esta construção não ter sido exatamente a construção modular, sua essência e visão foram incorporadas neste projeto concebido por Joseph Paxton, arquiteto diretamente ligado às teorias da construção modular. Por estas características, o edifico foi concebido de forma muito rápida, demonstrando que o avanço tecnológico e a incorporação de técnicas de produção industrial poderiam transformar a construção civil.
INÍCIO DO SÉCULO XX • Estados Unidos • Revolução Pré-fabricada
Neste período surgiram nos EUA empresas que viriam a revolucionar o mercado da construção pré-fabricada, as conhecidas Aladdin Homes (1906) e a Sears, Roebuck and Co (1908), que se consagraram como pioneiras em disponibilizar catálogos de modelos de casas pré-fabricadas em madeira.
1972 • JAPÃO • Apogeu da Industrialização
Os anos 70 marcam o apogeu da revolução e industrialização da construção civil, pois neste período surgem as mega construções que utilizavam módulos pré-fabricados. A exemplo disso podemos citar a Nagakin Capsule Tower, uma empresa construída em 1972 e projetada pelo arquiteto japonês Kisha Kurokawa. O projeto contou com 140 módulos independentes em torno de uma estrutura central de concreto armado. Totalmente revolucionário!
No Brasil, a construção modular avança acompanhada de sistemas tecnológicos, ganhando cada vez mais espaço, sendo possível atualmente encontrar prédios residenciais, comerciais, hospitais, casas de campo e até mesmo casas flutuantes desenvolvidas com o sistema.
Com isso, podemos concluir que os benefícios dessa metodologia são inúmeros, com destaque para as técnicas utilizadas que, ao decorrer dos anos, foram sendo otimizadas e pensadas para que todo o processo atribuísse desperdício próximo a zero, redução de tempo e de custo, fazendo do procedimento uma iniciativa completamente sustentável para o setor da construção civil.