+55 (19) 3554-9060 Atendimento via Whatsapp
[email protected] Atendimento via E-mail

Tiny House: arquitetura, meio ambiente e estilo de vida

Além de um movimento arquitetônico, o modelo de Tiny House também representam um movimento social, que busca harmonizar a preocupação com o meio ambiente com temas como estilo de vida, urbanização e produção industrial.

As Tiny Houses são uma tendência crescente no mundo da arquitetura e estilo de vida. Esse movimento se concentra em um estilo minimalista e simples, onde as pessoas buscam viver com menos coisas e mais conscientes da sua relação com o meio ambiente.

As ‘casas minúsculas’ (tradução para ‘tiny houses’) são habitações com no máximo 40m², concebidas e projetadas visando uma melhor utilização dos recursos disponíveis, naturais e industrializados.

Baseadas em soluções construtivas sustentáveis, móveis multiuso, um estilo de vida mais minimalista e tudo isso, sem abrir mão de conforto e usabilidade.

São construídas utilizando-se sistemas de construção a seco, como steel frame, wood frame, construção modular ou off-site.

Esses sistemas construtivos são mais tecnológicos e sustentáveis, com grande flexibilidade para customização e posterior execução dos projetos. O cálculo dos materiais necessários é extremamente preciso e fiel ao planejamento da obra, eliminando desperdícios.

Seus processos, por serem industrializados, geram menos resíduos sólidos e o consumo de água é praticamente zero. Também podem receber sistemas inteligentes de isolamento termoacústico, captação de água e energia, o que representa um menor consumo de energia elétrica e recursos naturais.

Ao optar por uma Tiny House, as pessoas buscam uma vida mais simples e com menos coisas, o que pode trazer benefícios emocionais e financeiros. Isso permite que as pessoas se sintam mais próximas da natureza e tenham uma vida mais tranquila e equilibrada, já que muitas vezes essas habitações são construídas em locais remotos ou fora das grandes cidades.

Logística

O conceito Tiny House é muito procurado por quem tem um refúgio à beira mar, no campo ou nas montanhas e pretende construir. Muitas vezes essas localidades são mais remotas e a logística de materiais até o local da obra pode ser um fator complicador. 

Quando desenvolvida pelo sistema de construção offsite, a Tiny house é construída completamente dentro da indústria e a única operação logística é o transporte da habitação, depois de pronta, direto da indústria até o terreno e local de instalação.

Já os sistemas construtivos como o Light Steel Frame, o Light Wood Frame ou modular, também favorecem essa questão logística até o local. As estruturas, metálicas ou em madeira, e os painéis construtivos para fechamento, são materiais mais leves que os utilizados na alvenaria tradicional.

Revestimento térmico

Um dos elementos que mais contribuem para o conforto de uma edificação é a eficiência termoacústica dos materiais utilizados no projeto, para fechamento das paredes externas e internas, cobertura e piso.

Os painéis construtivos inteligentes com miolos em EPS, PIR ou XPS e revestidos por placas cimentícias, indicados para sistemas de construção a seco, entregam essa e outras vantagens, como: elevada resistência e durabilidade, flexibilidade arquitetônica, além de fácil manuseio e instalação.

Arquitetura e lifestyle

A ideia das Tiny Houses é a de viver em espaços menores, onde o objetivo é aproveitar o espaço de maneira eficiente e inteligente. Elas são construídas com materiais duráveis e de baixo impacto ambiental, o que as torna uma opção atrativa para pessoas que buscam uma vida mais sustentável.