+55 (19) 3554-9060 Atendimento via Whatsapp
[email protected] Atendimento via E-mail

O que é construção industrializada?

A construção industrializada é um termo que se refere a um método de construção que utiliza processos e técnicas industrializadas para aumentar a eficiência, a qualidade e a produtividade na construção civil. Ela envolve a aplicação de princípios da indústria, como a produção em massa, a padronização e a automação, na construção de edifícios e infraestrutura.

Os principais elementos da construção industrializada incluem:

Pré-fabricação: Componentes de construção, como paredes, pisos, tetos, janelas e portas, são fabricados em instalações industriais sob condições controladas. Esses componentes são, então, transportados para o local de construção e montados. Ou podem ser montados dentro de uma indústria e o projeto, já pronto, transportado para o local.

Padronização: A construção industrializada frequentemente envolve a padronização de elementos construtivos, o que permite uma produção em série mais eficiente, a redução de erros no processo de construção e consequentemente, o desperdício de materiais. Além de seguir a previsibilidade de orçamento.

Automatização: A automação é frequentemente usada para fabricar componentes de construção, tornando o processo mais rápido e preciso. Robôs e máquinas controladas por computador são comuns em instalações de pré-fabricação.

Tecnologia da Informação: O uso de software de modelagem 3D, BIM (Building Information Modeling) e outras tecnologias da informação ajuda a planejar e gerenciar projetos de construção de forma mais eficiente.

Logística: A logística desempenha um papel importante na construção industrializada, garantindo que os componentes pré-fabricados sejam entregues no local de construção na hora certa e na sequência correta.

A construção industrializada é frequentemente usada em projetos comerciais e de grande escala, mas também pode ser aplicada em projetos residenciais. Ela oferece várias vantagens, incluindo redução de prazos de construção, minimização de desperdícios, melhoria na qualidade do trabalho e maior controle sobre os custos. Além disso, a construção industrializada pode ser uma abordagem mais sustentável, já que reduz o desperdício de materiais e a pegada ambiental em comparação com a construção tradicional no local.