+55 (19) 3554-9060 Atendimento via Whatsapp
[email protected] Atendimento via E-mail

Quais as diferenças entre a alvenaria e sistemas construtivos inovadores?

A alvenaria tradicional e os sistemas construtivos como Steel Frame, Wood Frame e Construção Modular possuem várias diferenças em termos de materiais, métodos de construção, eficiência energética e sustentabilidade. Confira as principais diferenças entre os dois!

Materiais

A alvenaria tradicional utiliza materiais como tijolos, blocos de concreto, pedra, cimento e argamassa. Esses materiais são geralmente pesados e requerem muito trabalho manual.

Já os sistemas construtivos inteligentes utilizam materiais leves e modernos, como placas cimentícias, painéis de isolamento térmico, estruturas metálicas, concreto pré-fabricado e materiais compósitos, projetados para serem mais eficientes e sustentáveis.

Eficiência Energética

As construções de alvenaria tradicionais nem sempre são eficientes em termos de energia. Elas podem requerer isolamento adicional para atender aos padrões de eficiência energética modernos.

Os sistemas construtivos inovadores são projetados com eficiência energética em mente. Eles podem incluir isolamento integrado, sistemas de aquecimento e resfriamento eficientes e janelas de alto desempenho.

Velocidade de Construção

A construção com alvenaria tradicional tende a ser um processo mais demorado, uma vez que envolve a colocação de tijolos ou blocos um a um e a secagem da argamassa entre as camadas.

Sistemas construtivos inteligentes são projetados para serem construídos mais rapidamente. Isso inclui técnicas de construção modular e pre-fabricação, onde componentes são fabricados em uma fábrica e montados no local, acelerando o processo de construção.

Sustentabilidade

A sustentabilidade da alvenaria depende em grande parte dos materiais usados e das práticas de construção. Pode ser menos eficiente em termos de recursos se materiais pesados forem usados.

Os sistemas construtivos inovadores são projetados para serem mais sustentáveis, com ênfase em materiais recicláveis, menor desperdício de materiais e maior eficiência energética.

Flexibilidade de Design

A alvenaria tradicional pode ser limitada em termos de flexibilidade de design devido à natureza rígida dos materiais utilizados.

Materiais e métodos inovadores muitas vezes oferecem mais flexibilidade de design, permitindo a criação de edifícios personalizados e eficientes em termos de espaço.

Os sistemas construtivos inovadores tendem a se destacar na eficiência energética, velocidade de construção, sustentabilidade e flexibilidade de design em comparação com a alvenaria tradicional.

Surpreenda-se e repense a forma de construir!