Além de alta resistência estrutural, as estruturas em wood frame entregam versatilidade e requinte arquitetônicos.
O sistema Wood Frame é um sistema construtivo muito difundido e utilizado há décadas em diversos países da Europa e América do Norte, o que demonstra a confiabilidade e durabilidade dessa solução.
É um sistema construtivo que tem ganhado cada vez mais espaço também no Brasil, tanto para obras comerciais como principalmente para projetos residenciais, desde empreendimentos populares até residências de alto padrão e tiny houses.
As tiny houses são habitações pequenas, modulares, ecológicas e sustentáveis, que tem no sistema Wood Frame as soluções estruturais e arquitetônicas necessárias para atender aos mais ousados projetos e anseios dos arquitetos.
Todo o sistema Wood Frame tem início com a semente de uma árvore. As madeiras utilizadas são de áreas de reflorestamento. Após o corte e secagem, recebem tratamento especial e passam por um processo de cura em autoclave, conferindo resistência mecânica, durabilidade e proteção contra fungos e cupins.
As madeiras são transformadas em perfis estruturais leves que podem ser utilizados como pilares e vigas, vencendo grandes vãos e permitindo o fechamento com painéis construtivos, como o Painel Wall e o Painel Facility EPS, e placas cimentícias. Essas soluções conferem mais sustentabilidade e menos desperdício, além de maior conforto térmico e acústico à obra.
Um ponto muito importante a se destacar é a importância da contratação de mão de obra e empresas especializadas no sistema e soluções aplicáveis à ele, a fim de se evitar patologias decorrentes da má execução e aplicação dos materiais.
O sistema de construção a seco Wood Frame, assim como o Light Steel Frame, é resistente, seguro e permite um altíssimo nível de acabamento. Também é possível a utilização de ambos os sistemas integrados em um mesmo projeto.
Confira mais detalhes e informações sobre Wood Frame nesse vídeo que produzimos para o canal Viva Decora!