A construção de um túnel rodoviário, na Rodovia Tamoios, foi indicada na categoria de ‘Maior Projeto do Ano’ pela organização
O projeto de obra na Rodovia dos Tamoios, principal ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte do estado de São Paulo, foi um enorme desafio que se tornou um case de sucesso no Brasil e no mundo! Única, a obra incorpora alta complexidade e tem realização da Construtora Álya, um grupo responsável pelo desenvolvimento de mais de 50 companhias, geração de cerca de 30 mil postos de trabalho nas áreas de construção, empreendimentos imobiliários, geração e comercialização de energia.
Em parceria com Decorlit, que é pioneira em sistemas construtivos, a CKC do Brasil e a Termocom, o projeto empregou solução 100% nacional para atender à uma demanda de extrema relevância da sociedade e mais de 8 mil famílias que trafegam todos os dias pela rodovia.
Por ser uma região turisticamente importante para o estado, mas também para o setor de negócios, uma vez que o principal Porto de combustíveis e material a granel está localizado em São Sebastião, a duplicação da Rodovia dos Tamoios já era parte das obrigações da concessionária, uma responsabilidade assumida em 2015 no contrato de concessão, com valor na ordem de R$ 3,9 bilhões. Por meio de uma parceria público/privada, onde o Estado paga pela obra e a concessionária é responsável pela operação e manutenção até o ano de 2044, as empresas precisaram entender quais eram as necessidades de proteção passiva contra incêndio que o projeto exigia para então ofertar a solução.
Conforme as expertises de sistemas da Decorlit, inicialmente o desafio foi, justamente, desenvolver sistemas de proteção ao leito de cabos e o bandejamento que alimentava uma série de sistemas de segurança contra incêndio, dentre eles, os motoventiladores, iluminação de emergência, sinalização, sonorização, entre outros. Todos esses equipamentos, que em situação de incêndio necessitam de energia elétrica, deveriam estar potencialmente protegidos.
Em conjunto, as empresas pensaram em soluções e realizaram vários testes em laboratórios para atender ao corpo de bombeiros numa situação de incêndio, e a própria concessionária, para manutenção dos leitos e dos cabos, desenvolvendo um sistema exclusivo e de alta performance em relação ao fogo para a extensão de 13 km da rodovia.
Todo o esforço foi reconhecido e a obra foi indicada aos Prêmios ITA Tunneling and Underground Space. Ao todo, foram 8 categorias, onde os vencedores foram anunciados em um evento online. Desde 2015 a competição internacional busca e premia conquistas notáveis na construção de túneis e na indústria subterrânea, compartilhando os projetos subterrâneos mais ambiciosos em todo o mundo, bem como as mais recentes inovações, técnicas e métodos de tunelamento.
A obra na Tamoios concorreu na categoria ‘Maior Projeto do Ano’, pela construção do maior túnel rodoviário do Brasil, e disputou o primeiro lugar com projetos desenvolvidos no Reino Unido e EUA. Apesar da maior obra já realizada no país não ter ganhado o prêmio, Arnold Dix, Presidente do ITA, elogiou a qualidade de todos os projetos participantes e sublinhou que “o Tunneling Awards é uma celebração dos grandes marcos e das grandes inovações alcançadas.”
Ele deixou claro também que o evento tem o objetivo de destacar as contribuições feitas ao planeta e às pessoas, e que a cerimônia premia o que há de melhor no setor de construção, desde os maiores projetos do mundo até as mais recentes inovações e produções.